fbpx

Dia Mundial do Rádio: 5 filmes que mostram o poder desse veículo de comunicação

fev 8, 2021


O poder do rádio tem voltado à tona com o crescimento dos podcasts. Mas o veículo, que chegou a ser unanimidade global, geralmente é associado a uma mídia de outras gerações. Nesse Dia Mundial do Rádio, separamos produções cinematográficas fictícias e inspiradas em histórias reais. 5 filmes que mostram como o rádio é relevante em discussões fundamentais dos nossos tempos, expondo embates éticos, alimentando mudanças sociais, unindo comunidades e transformando realidades. 

Bom dia, Vietnã (Barry Levinson, 1987): 

Um divertido DJ (Robin Williams) assume um programa da estação americana de rádio no Vietnam durante a guerra e, com seu humor provocativo, torna-se um alento à liberdade para os soldados ouvintes e uma dor de cabeça para o comando do exército. 

Talk Radio (Oliver Stone, 1988): 

Uma estrela da rádio de Dallas, sem papas na língua, sofre as consequências do discurso egocêntrico que compartilha. Cenário muito parecido com o que vemos hoje nas redes sociais. Uma forte crítica à economia liberal nos EUA dos anos 80.

A Era do rádio (Woody Allen, 1987): 

Semi-autobiográfico, como quase tudo em Woody Allen, aborda os tempos áureos da rádio, entre as décadas de 30 e 40, sob o ponto de vista de um garoto judeu que vive com sua família em Nova Iorque, durante a 2ª Guerra Mundial.

Faça a coisa certa (Spike Lee, 1989): 

Um retrato poético e cru da segregação racial na América, que tornou-se ainda mais relevante nos últimos tempos. O orgulho negro tem voz no DJ interpretado por Spike Lee, que ilustra e canaliza os anseios de uma raça frente ao preconceito sofrido diariamente. 

Fale comigo (Kasi Lemmons, 2007):

Inspirado numa história real de um ex-presidiário que cria um programa de rádio com forte impacto na comunidade efervescente cultural e politicamente dos anos 60. 

Deixando claro: o rádio não morreu, viu? O veículo continua mais forte que nunca e sua força jamais será substituída por outras mídias. Pelo contrário, novas tecnologias ajudam a expandir o alcance do rádio, renovando o interesse sobre o formato! Viva o rádio, a mídia que mais aproxima as pessoas!



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat